Programa: HORIZON-WIDERA-2023-ACCESS-02 (Twinning)
Referência: 101159644
Promotor: Universidade da Madeira, ISOPlexis - Centro em Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar
Parceiros: Instituto de Recursos Naturales y Agrobiología de Sevilla (IRNAS-CSIC) de Espanha, Universidade de Parma – Food and Drug Department (UNIPR) em Itália, e a empresa portuguesa de inovação Saturntech.
Período de execução: 01/07/2024 a 30/06/2027
Descrição: O Projeto isUP-AgrO, visa reforçar a capacidade do Centro de Investigação ISOPlexis, localizado na ilha da Madeira, uma região ultraperiférica de Portugal. O objetivo é tornar este Centro uma referência europeia em investigação em Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar. O projeto visa formar jovens cientistas, desenvolver competências em R&I e promover workshops, formações, intercâmbios e atividades de divulgação. O projeto TWINNING isUP-AgrO envolve uma colaboração internacional que inclui dois centros de investigação de renome: o IRNAS-CSIC de Espanha, e a Universidade de Parma (UNIPR) em Itália, bem como a participação da empresa portuguesa de inovação Saturntech. Em conjunto, estas instituições trabalham para potenciar as atividades de investigação e coordenação do Centro ISOPlexis, promovendo o seu crescimento como um centro de excelência em sustentabilidade agrícola e inovação alimentar.
Programa: HORIZON-CL6-2022-FARM2FORK-02-two-stage
Referência: 101084084
Promotor: Universidade de Vigo
Parceiros: Agencia Estatal Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC – Spain), Fundación Empresa Universidad Gallega (FEUGA – Spain), Polissia National University (PNU – Ukraine), University of Agriculture in Krakow (UAK – Poland), ISOPlexis, Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar, Universidade da Madeira (UMa – Portugal), Soproni Egyetem (SoE – Hungary), Universitá Degli Studi Di Milano (UNIMI – Italy), Seipasa SA (SEIPASA – Spain), Malatya Turgut Ozal Universitesi (MTÜ – Turkey), Universidad Politécnica de Cartagena (UPCT – Spain), Universitat Politècnica de València (UPV – Spain), Eesti Maaulikool (EM – Estonia), Agrarunternehmen Starbach Sachsen EG (ASS – Germany), Icelandic Agricultural Advisory Centre (RML – Iceland), League of Romanian Agricultural Producers’ Associations (LAPAR – Romania).
Período de execução: 01/06/2023 a 31/05/2027
Descrição: Com a visão de longo prazo de reduzir e eventualmente eliminar o uso de herbicidas sintéticos na agricultura europeia, o AGROSUS visa desenvolver e introduzir estratégias agroecológicas (AS) holísticas melhoradas, cocriadas com todos os actores relevantes, para a transformação do maneio de ervas daninhas em um ampla gama de culturas, em todas as 11 diferentes regiões biogeográficas europeias, ao mesmo tempo que aumenta a prestação de serviços ecossistémicos e acompanha os agricultores na adoção de novas estratégias. Estratégias alternativas de manejo de ervas daninhas implicarão uma mudança de paradigma na agricultura actual, implementando uma abordagem holística que vise o ecossistema e não apenas a planta. A AGROSUS tem como objetivo fornecer ferramentas de maneio de culturas implementando técnicas que permitam o manejo sustentável, justo e seguro de ervas daninhas em sistemas agrícolas convencionais, orgânicos e mistos, além de promover a aceitação dos agricultores.
Programa: H2020-EU.1.3. - Excellent Science - Marie Skłodowska-Curie Actions
Referência: 101025125
Promotor: Universidade da Madeira
Parceiros: CENIMAT-i3N, Universidad de La Laguna, Universidade de Lisboa e IPNA-CSIC
Período de execução: 01/02/2022 a 31/01/2024
Descrição: Biostimulants are known for being an environmentally friendly alternative to current fertilisers and plant protection products in the market. They can help plants grow by enhancing nutrient uptake as well as protect the health of crops by improving their tolerance to stress. The EU-funded NANOSTIMULANTS project aims to increase the effectiveness of biostimulants by developing a Nanostimulant – a nanoparticle that encloses a biostimulant. Key to achieving this will be advanced nanoencapsulation techniques.
Programa: FCT - IC&DT
Referência: PTDC/EEI-EEE/0415/2021
Promotor: Universidade de Aveiro
Parceiros: Universidade da Madeira e Universidade de Coimbra
Período de execução: 01/01/2022 a 31/12/2024
Descrição: DIGIAqua project aims to develop a sensor network to measure and identify micro- and nano-plastics, bacteria or cortisol in water of Recirculating Aquaculture Systems (RAS). The project aims to seek a “disruptive solution” to meet the sector's needs in terms of in situ monitoring fish welfare. The prototype, an intelligent, multi-parameter, multi-point detection platform, will be installed in RAS systems produced by Safiestela SA (SEA8 Group, in Portugal) and Akvaplan-niva AS (in Norway).
Besides the project proponents, which includes the University of Aveiro (project leader), the University of Madeira and the University of Coimbra, the companies SEA8 and Akvaplan-niva AS, the Universities of Liaocheng (in China), and Mons (in Belgium) are also associated partners.
Programa: PRODERAM2020
Referência: MADEIRA-OPUNTIAS (PRODERAM2020-16.2.2-FEADER-01530)
Promotor: Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Parceiros: Universidade da Madeira (ISOPlexis)
Período de execução: 2020 - 2024
Descrição: O projecto MADEIRA-OPUNTIAS visa recuperar, preservar e valorizar produtos da cultura da tabaibeira (Opuntia ficus-indica), para comercialização no mercado regional. O Plano de ação MADEIRA – OPUNTIAS, surge como uma oportunidade de desenvolvimento de um produto muito apreciado pelos consumidores locais e que poderá constituir um carácter diferenciador em relação a outros frutos de tabaibeira produzidos no mercado externo.
Programa: FCT - IC&DT
Referência: Centro-01-0145-FEDER-031568 + PTDC/EEI-EEE/31568/2017
Promotor: Universidade de Aveiro
Parceiros: Universidade da Madeira
Período de execução: 01/06/2018 a 31/05/2021
Descrição: O projeto AROMA foca-se no desafio de detetar compostos de aromas usando novos designs de sensores em fibra ótica. O principal objetivo deste projeto é desenvolver um protótipo baseado num laboratório em fibra, capaz de detetar simultaneamente múltiplos compostos orgânicos voláteis (VOCs). Os sensores em fibra, baseados em cavidades microressonantes como as microesferas ou microcilindros, serão desenhados, modelados, fabricados e testados. Através da deposição de materiais químico-seletivos, será esperada uma melhoria no desempenho do sensor em relação à deteção de VOCs, aumentando a seletividade e resolução/sensibilidade. O projeto AROMA irá incluir um caso de estudo onde os novos sensores serão aplicados na deteção de VOCs marcadores de oxidação/envelhecimento de vinhos fortificados, nomeadamente, vinhos Madeira. Os resultados obtidos com os sensores em fibra serão comparados e avaliados usando métodos analíticos clássicos, como os que usam deteção por cromatografia gasosa ou líquida acoplada a espectrometria de massa. Este ambicioso projeto tem uma forte componente de inovação, uma vez que o uso de cavidades microressonantes em fibra para a deteção de VOCs ainda foi pouco explorado pela comunidade científica. Além disso, os novos sensores podem tornar-se soluções muito atrativas para a indústria alimentar, e como tal, poderão vir a ter um grande impacto na economia Portuguesa.
Programa: PROCiência2020
Referência: M1420-01-024-FEDER-000024
Promotor: Madeira Wine Company
Entidade beneficiária: Universidade da Madeira
Data de aprovação: 20/12/2018
Período de execução: 01/07/2018 a 31/07/2021
Objetivo principal: Reforçar a Investigação, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação
Região de intervenção: NUTS PT3 Madeira - Região Autónoma da Madeira
Custo total elegível: 609 348,34 €
Apoio Financeiro da União Europeia (FEDER): 457 011,25 €
Descrição: O presente projeto visa avaliar a evolução dos vinhos em armazém. Este conhecimento é fundamental para a qualidade do vinho Madeira, dada a importância crescente do mercado dos vinhos mais velhos e ao facto da armazenagem de vinho Madeira, ao contrário dos vinhos de mesa, beneficiarem de temperaturas mais elevadas.
Também é do conhecimento geral que os armazenistas perdem até 6% ao ano do vinho em envelhecimento em casco, essencialmente atribuída às perdas de água por difusão através da madeira. Este fato, pouco relevante em vinho de mesa, tem uma primordial importância no vinho Madeira, primeiro pelo impacto económico da perda de até 6% da quantidade armazenada, nomeadamente nos vinhos envelhecidos, e depois pelas implicações na qualidade quer pela perda de água, quer pela concentração nos outros compostos essenciais para o bouquet do vinho Madeira, nomeadamente nos compostos-chave do seu aroma .
Relacionado: Projeto em destaque no programa da RTP "Madeira Inovation Hub", de 28/06/2020 - Ver vídeo aqui.
Programa: PRODERAM 2020
Referência: Projecto 1424.10.2.0
Promotor: Instituto do Vinho do Bordado e do Artesanato da Madeira
Parceiros: Universidade da Madeira (ISOPlexis), Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Direção Regional de Agricultura - Secretaria Regional de Agricultura e Pescas.
Período de execução: 04/06/2019 a 03/06/2021
Descrição: A operação destina-se a promover a certificação e valorização económica de materiais de propagação vegetativa de videira, de algumas das castas regionais tradicionalmente utilizadas na produção de vinho das Denominações de Origem (DO) e Indicação Geográfica (IG) existentes na Região Demarcada da Madeira (RDM), através da instalação de vinhas mãe em ambiente confinado (estufa). Simultaneamente, o projeto visa apoiar a manutenção, melhoria e gestão do património vitícola, com interesse económico estratégico para a Região Autónoma da Madeira (RAM), presentemente instalado ou a instalar nos “Campos de Experimentação e Demonstração Vitícola”, geridos pelo Instituto do Vinho do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM (IVBAM, IP-RAM), bem como numa coleção “in vitro” a instalar no MicroLab Madeira, laboratório de cultura “in vitro” de plantas da Direção Regional de Agricultura (DRA).
Programa: MAC 2014-2020
Promotor: Instituto de Productos Naturales y Agrobiologia
Parceiros: Universidade da Madeira (ISOPlexis), Universidad de La Laguna, Cabildo Insular de Tenerife, BIOVERT S.L., KWEEK AGRO S.L..
Período de execução: 01/10/2019 a 30/09/2022
Descrição: O principal objetivo deste projeto é a otimização de uma tecnologia que permita, mediante o uso de moléculas bioativas e extratos naturais de algas endémicas da Macaronésia, capazes de aumentar a tolerância de plantas de sequeiro, contribuir para a retenção hídrica em diferentes cultivos de interesse económico e estratégico para as Canárias, Açores e Madeira. Espera-se que com os resultados obtidos, tanto em campo como em laboratório, permita o licenciamento da tecnologia para o sector agroquímico, com o objetivo de poder ser usada pelo sector primário. O principal beneficiário dos resultados deste projeto será o sector primário, visto que será abordado o problema da escassez de recursos hídricos existente nas regiões da Macaronésia e que põe em risco este sector nos próximos anos, como consequência das alterações climáticas.
Vídeo final de projeto.
Programa: PRODERAM 2020
Referência: Projecto 20.19.2.3-FEADER10096
Promotor: Associação da Costa Oeste
Parceiros: Universidade da Madeira (ISOPlexis)
Período de execução: 01/02/2019 a 31/07/2020
Descrição: O projeto visa sistematizar e divulgar os conhecimentos acumulados no domínio da agrodiversidade e dos recursos genéticos endógenos da Região, em particular aqueles que estão presentes e em uso no território da ADRAMA, apetrechando os agentes do sector com a informação, que permitirá a valorização das produções locais e a diversificação da economia rural.
Programa: MAC 2014-2020
Promotor: Instituto Canario de Investigaciones Agrarias
Parceiros: Instituto Tecnológico de Canarias, Universidad de La Laguna, Mancomunidad del Sureste de Gran Canaria, Radio Ecca, Asociación de Desarrollo Rural Ader La Palma, Cabildo Insular de Gran Canaria, Universidade dos Açores, Fundaçao Gaspar Frutuoso, Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, Universidade da Madeira (ISOPlexis).
Período de execução: 01/09/2019 a 31/08/2022
Descrição: O projeto tem como principal objetivo melhorar a resposta dos ecossistemas frente aos efeitos das alterações climáticas, facilitando a regeneração dos solos afetados pela erosão, seca, escoamento ou desertificação e por em marcha ações de mitigação que favoreçam o incremento da sua resiliência.
Programa: MAC 2014-2020
Promotor: Instituto Canario de Investigaciones Agrarias
Parceiros: Universidade da Madeira (ISOPlexis), Universidad de La Laguna, Agencia Estatal Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Governo Regional da Madeira, Cabildo Insular de Gran Canaria, Cabildo Insular de Fuerteventura, Cabildo Insular de Lanzarote, Cabildo Insular de Tenerife, Cabildo Insular de El Hierro, Cabildo Insular de La Palma, Cabildo Insular de La Gomera, ASAGA Canarias ASAJA, Asociación de Organizaciones de Productores de Plátanos de Canarias, Associação Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, Norte Crescente - Asociacao de Desenvolvimiento Local, Direção Geral da Agricultura - Silvicultura e Pecuária, Instituto Nacional de Investigación y Desarrollo Agrario, SAT FAST, Cultivos y Tecnología Agraría de Tenerife S.A., Vivero La Cosma S.L., E.I. Archipiélago S.A., Conagricán S.L., Invermira, Savasa Agrícola S.L..
Período de execução: 2019 a 2022
Descrição: Aumentar a transferência e difusão de tecnologia e da cooperação entre empresas e universidades ou outros centros de investigação para a gestão sustentável de explorações de frutas tropicais da região da Macaronésia e difusão e comercialização de novas variedades e produtos derivados.
Programa: MAC 2014-2020
Promotor: Gestión del Medio Rural de Canarias
Parceiros: Universidade da Madeira, Dirección General de Agricultura del Gobierno de Canarias, Instituto Canario de Investigaciones Agrarias, Universidad de La Laguna, Universidade dos Açores, Fundação Gaspar Frutuoso, Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, Direcção Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária, Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário, Universidade de Cabo Verde, Institut Sénégalais de Recherches Agricoles.
Período de execução: 2019 a 2022
Descrição: O projeto visa a identificação de pragas de quarentena e de pragas que não são de quarentena que afetam o sector primário, devido à importação de vegetais e movimento de pessoas entre as regiões em estudo, e a realização de análises de risco para estabelecer medidas de mitigação, com o objetivo de proteger as produções agrícolas.
Programa: PRODERAM 2020
Referência: Projeto 873.10.2.0
Promotor: Universidade da Madeira (ISOPlexis)
Parceiros: Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Regional – Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Associação de Jovens Agricultores da Madeira e Porto Santo, Associação dos Produtores de Sidra da Região Autónoma da Madeira.
Período de execução: 01/10/2018 a 31/05/2021
Descrição: A operação destina-se a se a apoiar a manutenção, multiplicação e gestão das coleções de germoplasma (in situ e ex situ) de maceira, pereira, ameixeira, cerejeira, castanheiro, ginjeira, figueira, mirtilo, cidreira, bem como de batata-doce, cebola, anona, maracujá, abacate e mangueiro e a realização de ações de prospeção, inventariação, colheita, caraterização, conservação e documentação das variedades locais de batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam), cebola (Allium cepa L.), anona (Annona cherimola Mill.), maracujá (Passiflora edulis Sims), variedades não incluídas no Catálogo Nacional de Variedades.
Programa: PCT-MAC 2014-2020
Promotor: Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC)
Parceiros: Instituto de Productos Naturales y Agrobiología (IPNA) del CSIC, Universidade da Madeira (ISOPlexis), Dirección General de Agricultura del Gobierno de Canarias, Cabildo Insular de Gran Canaria, Cabildo Insular de La Palma.
Período de execução: 01/12/2019 - 30/09/2022
Objetivo Geral: Melhorar a competitividade e a inovação nas empresas vitivinícolas da Macaronésia, por meio da investigação, do desenvolvimento e transferência de tecnologia baseada na “Agricultura de Precisão”, formando os atuais e futuros profissionais do setor primário no uso destas tecnologias.
Objetivo Específico: Desenvolvimento e transferência tecnológica de um sistema comercial com baixo custo baseado em drones, sensores espectrais avançados e aplicações móveis para o monitoramento em tempo real do estado de saúde dos vinhedos da Macaronésia, gerando informação relevante para o viticultor.
Programa: Programa Operativo Madeira 14-20 da Região Autónoma da Madeira
Código do projeto: M1420-01-0145-FEDER-000011
Promotor: Centro ISOPlexis / Universidade da Madeira
Parceiros: Direção Regional da Agricultura; Direção Regional do Ordenamento do Território e do Ambiente; Laboratório Regional de Engenharia Civil; Centro de Ecologia e Alterações Ambientais; Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas; Instituto de Productos Naturales y Agrobiología; Grupo de Biologia Vegetal Aplicada; Crop Development and Management; CIRAD - Le recherche agronomique pour le développement.
Período de execução: 01/09/2017 a 31/12/2022
Descrição: O CASBio é um projeto de avaliação e monitorização da Agrobiodiversidade e Sustentabilidade dos Agrossistemas nos novos cenários climáticos, e desenvolvimento do conhecimento e tecnologia que contribuam para a promoção da BIOeconomia. Este projeto tem como objetivo contribuir para a implementação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente para a Região Autónoma da Madeira (RIS3-RAM), no domínio da Biosustentabilidade e da estratégia CLIMA-Madeira. A operação está estruturada em 3 linhas de investigação que vêm responder a prioridades já identificadas na necessidade de aumento do conhecimento sobre o impacto das alterações climáticas na agricultura (Agrobiodiversidade e Agrossistemas) da RAM.
Programa: PCT-MAC 2014-2020
Promotor: Instituto Tecnológico de Canárias
Parceiros: Centro ISOPlexis; Fundación Instituto Canario de Investigación del Cáncer; Universidade dos Açores; Universidade de La Laguna; Universidade de Las Palmas, Grande Canária; Universidade de Cabo Verde; Instituto de Cultura Ibero-Atlântica; Universidade do Senegal; Universidade da Mauritânia.
Período de execução: 2017 a 2019
Descrição: O projeto tem por objetivo proceder à avaliação do potencial medicinal, alimentar ou agrícola de macroalgas de arrojamentos ou microalgas. O Centro ISOPlexis no âmbito do projeto é responsável pelo desenvolvimento de técnicas de extração e obtenção de extratos de macro e microalgas fornecidas pelo ITC, participa ainda no desenvolvimento de estudos de avaliação composição bioquímica, valor nutricional, e atividade e potencial antioxidante das algas, e da atividade biológica dos componentes funcionais dos extratos.
Programa: Horizon 2020. SME Instrument (Instrumento de financiamento das PMEs)
Promotor: UBQ, Laboratórios de Bioquímica
Consultor científico: Centro ISOPlexis
Período de execução: 2016 a 2018
Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver e implementar a produção de produtos derivados de algas, de valor acrescentado, nomeadamente suplementos alimentares (IODOBEM). A produção destes produtos recorrerá a algas marinhas produzidas em aquacultura e off-shore e ao seu processamento industrial e extração de biocomponentes por biorefinaria. Os produtos IODOBEM servirão para colmatar as carências de iodo na população.
Programa: ProCiência, Madeira 14-20
Promotores: UBQ, Laboratórios de Bioquímica; Centro ISOPlexis
Período de execução: 2016 a 2018
Descrição: O projeto tem por objetivos: recolher, estabelecer e manter em banco macroalgas marinhas de interesse para a indústria e investigação; promover o cultivo e crescimento de algas alvo; proceder à avaliação do potencial e desenvolver processos de transformação das macroalgas, com interesse para o promotor, a fim de desenvolver produtos para posterior utilização na sua atividade industrial.
Programa: Life
Promotor: Parque Natural da Madeira/Instituto das Florestas e Conservação da Natureza
Parceiros: Centro ISOPlexis; Sociedade Portuguesa para o estudo das aves; Direção Regional de Florestas e Conservação da Natureza; Centro de Biologia Ambiental, UL; Madeira Fauna e Flora; U Napoles; CFloresta e Conservação, IT; Faculdade de Ciências da Vida, UMa; Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.
Período de execução: 2013 a 2018
Descrição: O projeto tem como objetivo proceder à inventariação e monitorização dos ecossistemas e espécies nativas da Ponta de São Lourenço, com a restauração dos habitats e ecossistemas nativos. No âmbito do projeto a unidade é responsável pelas ações A6, C8, D11 que visam a inventariação e monitorização das populações da espécie nativa e parente silvestre das acelgas e beterraba, Beta patula, com a realização do censos e estudo populacional e genético das espécies, com vista implementação de uma reserva genética no MAP.
Programa: PROCiência2020
Referência: M1420-01-0247-FEDER-000007
Promotor: Empresa de Cerveja da Madeira
Parceiros: Universidade da Madeira
Período de execução: 01/09/2017 a 31/08/2019
Descrição: O projeto teve por objetivo a otimização do processo de produção da cerveja Coral, a partir do estudo da formação dos off-flavours da cerveja durante o processo de fermentação. O estudo foi realizado numa escala piloto, com capacidade para fabricos entre os 500 e os 1000 L de forma a minimizar os desperdícios decorrentes dos vários testes efetuados. Os outputs do projecto materializaram-se em alterações e melhorais no atual processo produtivo e por consequência no produto final, em particular na redução da concentração do off-flavour diacetilo no produto acabado.
Relacionado: Projeto em destaque no programa da RTP Madeira "Inovation Hub", de 28/06/2020 - Ver vídeo aqui.
Programa: ECPGR Activity Grants
Promotor: Julius Kühn-Institut
Parceiros: Centro ISOPlexis; Bioversita International; Universidade Rei Juan Carlos; Instituto de Investigação Científica Tropical, TI; University of Birmngham
Período de execução: 2015 a 2017
Descrição: O projeto teve por objetivo obter um melhor conhecimento da distribuição espacial e da diversidade genética dentro do Género Patellifolia, bem como o estabelecimento de coleções ex-situ e in-situ standard. Foram recolhidas amostras na península Ibérica e nos Arquipélagos da Macaronésia (Açores, Cabo Verde, Canárias e Madeira) de forma a analisar um total de 271 indivíduos para a sua ploidia e para 24 marcadores de microssatélites. Para o Arquipélago da Madeira foram cedidas amostras de 18 populações de Patellifolia patellaris, das quais 15 foram conservadas ex-situ na coleção de germoplasma do Centro ISOPlexis. O projeto foi concluído em julho de 2017.
Programa: Europe Aid/128-500/C/ACT/TPS/Comunidade Europeia
Promotor: CIRAD e SPC.
Parceiros: Centro ISOPlexis; Bioversita International; Universidade de Maribor; Institut national de la recherche agronomique - Monteplier; Deutsche Sammlung von Mikroorganismen und Zellkulturen, Alemanha; Indonesia; India, Filipinas, Quénia, PNG, Nigéria, Gana, África do Sul, Cuba, Burkina Faso, Nicarágua, Costa Rica, Trinidade e Tobago.
Período de execução: 2011 a 2016
Descrição: O projeto envolveu 19 países, e teve como objetivo estabelecer e aprofundar a cooperação no domínio da troca de recursos genéticos, biotecnologias e informação sobre as culturas alvo, nomeadamente as raízes tropicais Colocasia esculenta (inhame) e Xanthosoma sagittifolium. Neste âmbito, o projeto resultou na criação da rede INEA (International Network for Edible Aroids), com o incremento da troca de material genético entre os participantes, e o aumento da base genética das espécies alvo. O Centro ISOPlexis liderou o workpackage 5, intitulado “Evaluation of drought resistance of elite cultivars and seedlings”, que visava a criação de um modelo de stress hídrico para a cultura do inhame (Colocasia esculenta), e onde foi realizado o rastreio de 34 variedades desta espécie em relação à tolerância à seca, proveniente dos Açores, Madeira, Canárias, Chipre e da coleção do banco de germoplasma da Comunidade do Pacifico (SPC), situado nas ilhas Fiji.
Programa: Horizon 2020. SME INstrument (Instrumento de financiamento das PMEs) Promotor: UBQ, Laboratórios de Bioquímica Consultor Científico: Centro ISOPlexis Período de execução: 2014 a 2015 Descrição: O projeto teve por objetivo realizar o estudo técnico-científico e plano de negócio para uma empresa de tecnologia média (UBQ), cujo objetivo visa desenvolver a biotecnologia azul, através do aproveitamento de recursos marinhos. Durante o projeto realizou-se a avaliação da produtividade e potencial das 3 macroalgas marinhas, dos processos de biorefinaria para a extração dos seus biocomponentes de forma eficiente.
Programa: The Mohamed Conservation Fund 2014 Promotor: Centro ISOPlexis Período de execução: 2014 a 2015 Descrição: O projeto teve por objetivo realizar a prospeção e monitorização das populações da planta endémica e parente silvestre das cenouras, Moniza edulis, a fim de avaliar o estado de conservação e as condições naturais de ocorrência da espécie. Do projeto resultou a prospeção de 5 locais, georreferenciação de 2 populações, caracterização e avaliação das suas condições edafo-climáticas e ecológicas, amostragem e recolha de germoplasma.
Programa: The Global Crop Diversity Trust
Promotor: Kew Garden
Parceiros: Centro ISOPlexis; Consultative Group on International Agricultural Research; Museu Nacional de História Natural e da Ciência, UL; Banco Português de Germoplasma Vegetal; JBFaial
Período de execução: 2014 a 2015
Descrição: Este projeto foi desenvolvido em parceria com outras entidades nacionais com experiência no campo dos parentes silvestres das culturas agrícolas, tendo como objetivo colher e conservar material oriundo do Arquipélago da Madeira de CWR’s de várias espécies pertencentes aos genepools dos géneros Avena, Daucus, Hordeum, Lathyrus, Medicago e Vicia. Foram recolhidas 41 amostras de 12 espécies distintas com os respetivos exemplares de Herbário. Foram enviadas as amostras para a coleção do Jardim Botânico de Kew e feitos duplicados de todas as amostras enviadas, encontrando-se armazenados na coleção de Germoplasma do Centro ISOPlexis.
Programa: The Mohamed Conservation Fund 2013
Promotor: Centro ISOPlexis
Período de execução: 2013 a 2015
Descrição: O projeto teve por objetivo realizar a prospeção da planta endémica, Solanum trisectum [ Normania triphylla] na natureza e monitorizar as populações naturais deste parente silvestre, de espécies agrícolas, raro e em perigo de extinção, a fim de implementar programas de conservação ex situ e in situ. Este trabalho incluiu a georreferenciação e monitorização, caracterização das condições edafo-climáticas e biológica dos locais, recolha de germoplasma para a conservação e propagação da espécie.
Programa: +Conhecimento
Promotores: UBQ II; Centro ISOPlexis
Período de execução: 2013 a 2015
Descrição: O projeto teve por objetivo realizar a prospeção, recolha, cultivo ex situ, e avaliação das macroalgas marinhas mais frequentes na linha costeira da Madeira. Durante o projeto procedeu-se à inventariação das macroalgas que ocorrem no arquipélago da Madeira. Em resultado da prospeção, perto de 40 macroalgas foram georreferênciadas, 7 algas foram objeto de amostragem, desenvolvimento de metodologias de cultivo e de extração e análise das principais frações de componentes biofuncionais. As macroalgas estudadas foram definidas com base no conhecimento detido pelo promotor e/ou em dados bibliográficos.
Programa: ANR NET-BIOME 2010-2011
Promotor: Centro de Cooperação Internacional de Investigação Agronómica para o Desenvolvimento (CIRAD) – Guadalope
Parceiros: Centro ISOPlexis; CIRAD - Reunion; CIRAD - Montpellier; Institut national de la recherche agronomique, Bordeaux; Centro de Biotecnologia dos Açores; CIRAD - Maurícias.
Período de execução: 2012 a 2015
Descrição: O projeto teve por objetivo o estudo da diversidade de vírus que afetam as culturas de propagação vegetativa, nomeadamente a banana, cana-de-açúcar, falso inhame (discorias), batata-doce, alho e baunilha. Estas culturas foram definidas como espécies alvo do projeto Safe-PGR. O Centro ISOPlexis no âmbito do projeto teve a seu cargo, o estudo dos vírus para as culturas da bananeira e batata-doce. Durante o projeto procedeu-se à obtenção de 300 índices víricos na avaliação de amostras de germoplasma da batata-doce (192 índices) e bananeira (108 índices). Os resultados demonstram que o germoplasma de batata-doce é mais afetado pela presença de vírus do que a bananeira, foram detetados 6 vírus na batata-doce do complexo SPV(C/Y/CF/MF), dos quais 2 são novas referências para a Madeira e na Bananeira, o Banana mild mosaic vírus.
Programa: +Conhecimento
Promotores: Sociedade Insular de Moinhos e Centro ISOPlexis
Período de execução: 2012 a 2014
Descrição: O projeto BATATINPAN incidiu na avaliação nutricional, físico-química, tecnológica, reológica, microbiológica, organolética e agro-morfológica de 6 variedades regionais de batata-doce com a seleção das variedades que apresentaram características mais apropriadas para a panificação e outros derivados. O Centro ISOPlexis esteve responsável pelo processo de transformação da batata-doce em farinha pura e avaliação das características nutricionais, físico-químicas e microbiológicas. Nesta co-promoção conseguiu-se em conjunto realizar um estudo detalhado quanto à potencialidade da aplicação de produtos hortícolas regionais na indústria, o que permitiu lançar no mercado dois novos produtos regionais à base de farinha de batata-doce. O processo desenvolvido durante o projeto BATATINPAN para a preparação de farinha à base de batata-doce e farinhas assim obtidas foi registado como patente de invenção nacional (#107526 de 12/07/2017).
Relacionado: Projeto em destaque no programa da RTP "Madeira Inovation Hub". de 28/06/2020 - Ver vídeo aqui.
Programa: Laboratorios Klorane, Mecenato científico
Promotor: Centro ISOPlexis
Parceiros: Laboratórios Klorane e Jardim Botânico da Madeira
Período de execução: 2011 a 2012
Descrição: O projeto teve como objetivo avaliar o programa de conservação in situ da Normania triphylla realizado pelo JBM e realizar a prospeção da planta nos locais de ocorrência, observação histórica ou referenciados como mais apropriados para a ocorrência desta espécie. Os locais de prospeção ou monitorizado foram selecionados com base na informação do JBM ou na bibliografia. Durante o projeto 13 locais foram objeto de prospeção, 2 populações naturais e 4 sitos de reintrodução foram georreferenciados. Procedeu-se ainda à inventariação e amostragem das populações, caracterização e monitorização das condições ecológicas nas populações e locais de reintrodução, amostragem e recolha de germoplasma, germinação e propagação da planta para posterior reintrodução na natureza de forma a reforçar o número de indivíduos nas populações desta espécie.
Programa: Espaço PCT MAC 2007-2013
Promotor: Asociación de Agricultores y Ganaderos de Canarias
Parceiros: Centro ISOPlexis; Instituto Canário de Investigação Agrária; Cabildo Insular de Tenerife; Cabildo Insular de La Palma; Associação da Agricultores da Madeira; FRUTER; BIOTECH, UA
Período de execução: 2009 a 2011
Descrição: O projeto teve como objetivo promover o uso de variedades tradicionais no sector agrícola da Macaronésia e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento do sector, como formas de mecanização em culturas tradicionais, características agronómicas dos sistemas de cultivo e de irrigação, pragas e doenças, comportamento das culturas à colheita e pós-colheita, gestão de resíduos agrícolas, adubação orgânica, incentivar as boas práticas agrícolas. Toda a informação gerada juntamente com as sementes das variedades alvo, foram transferidas para os agricultores ou entidades reprodutivas, visando um desenvolvimento rural sustentável com práticas agrícolas amigas do ambiente. Além disso, foi realizado um estudo sobre a importância das variedades tradicionais no mercado insular, afim de identificar as necessidades do sector e a importância destas nos sistemas tradicionais de cultivo, bem como na manutenção paisagística. Assim, se valorizou a produção no sentido de alcançar lucros para agricultores que cultivam variedades tradicionais, visando também a introdução em algumas destas cultivares um selo de qualidade que veio adicionar um valor extra á produção.
Programa: EU/Nº870/2004 Plant Genetic Resources
Promotor: Julius Kühn-Institut
Parceiros: Centro ISOPlexis; University of Birmingham; Greek Gene Bank; Danish Institute of Agricultural Sciences; Federal Agency for Agriculture and Food (BLE); Centre for Biological Diversity (IBV); Universidad Politécnica de Madrid; International Plant Genetic Resources Institute; CRA-Istituto Sperimentale per la Frutticoltura di Roma
Período de execução: 2007 a 2011
Descrição: O projeto teve por objetivo desenvolver um plano europeu integrado para o maneio in situ dos recursos genéticos dos parentes silvestres e landraces (variedades locais) de quenopodiáceas, aveia, brássicas e prunóideas, procedendo à inventariação e gap analysis do conhecimento sobre a distribuição, ocorrência e estado de conservação destes recursos genéticos, a fim de desenvolver um plano de conservação e implementação de reservas genéticas, seguindo as Diretivas Comunitárias. No âmbito do projeto a unidade participou no workpackage das quenopodiáceas, tendo sido responsável pela inventariação, georreferenciação, análise ecogeográfica e determinação da baseline populacional da espécie Beta patula. Como resultados temos a elaboração do workpaper com a metodologia a utilizar na identificação dos locais apropriados e implementação de reservas genéticas, e a elaboração e proposta ao PNM de um plano para implementação da reserva genética para a Beta patula.