PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Análises na qualidade do mel de abelha

O mel de abelhas é um alimento constituído por açúcares, 80%, água, 17%, e outros componentes, nomeadamente proteínas, ácidos orgânicos, sais minerais e vitaminas. O mel é na verdade o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. É um alimento com conhecidas propriedades medicinais, sendo dos poucos com acção anti-bactericida reconhecida. 

Dadas as suas propriedades únicas, o mel pode ser valorizado como alimento e produto natural, sendo para isso fundamental determinar a sua qualidade. Esta informação pode ser utilizada para promover e valorizar o produto junto dos consumidores. O ISOPlexis desenvolve serviços analíticos que permitem analisar e “certificar” a qualidade dos seus produtos, dando resposta às preocupações da sociedade no que concerne à segurança e qualidade alimentar. Este serviço de análises utiliza métodos oficiais do AOAC e normas portuguesas, respeitando as exigências impostas pelas boas práticas laboratoriais e as normas nacionais e comunitárias na área da segurança alimentar. 

O ISOPlexis dispõe de profissionais qualificados que permitem responder com responsabilidade, eficácia e rapidez na realização de análises de qualidade do mel, podendo prestar os serviços de análise polínica, origem, pureza e determinação dos parâmetros nutricionais, gerando a informação necessária à rotulagem do produto. As análises polínicas e físico-químicas têm por finalidade determinar se o produto é genuíno ou foi adulterado. A falsificação do mel é realizada pela adição de açúcar comercial, glicose e dextrinas. Além disso, por vezes é comercializado mel artificial constituído por açúcar com adição de substâncias aromáticas e/ou mel natural. Os métodos de análise que permitem detectar as adulterações, determinar o estado de conservação ou submissão a processos de aquecimento baseiam-se essencialmente em determinações usuais, tais como, HMF (Hidroximetilfurfural) Actividade Diastásica, Acidez Total e reacções de Lund e Fiehe. 

De seguida fornecemos alguma informação sobre estes métodos, que pode permitir ao produtor decidir sobre as análises de qualidade a solicitar. 

O HMF ocorre naturalmente no mel não sendo tóxico. Indica quando detectado em quantidades elevadas a adulteração do mel com açúcar comercial ou aquecimento indevido. O teor de HMF pode aumentar com o envelhecimento e as alterações de pH, durante o armazenamento, o que indica a deterioração da qualidade do produto. Todas estas alterações influenciam o valor nutricional do produto. O HMF é pois um indicador da qualidade do mel. 

As enzimas presentes em alguns méis, podem também alterar as características físico-químicas e nutricionais do mel, durante o armazenamento. O mel no seu processo de formação contém enzimas próprias das plantas e dos insectos, tais como, invertase, amilase (diastase), glicose, oxidase, catalase e fosfatase. A invertase incorporada no néctar pela saliva das abelhas transforma os açúcares, em particular a sacarose, que resulta numa mistura de glicose e frutose. As diastases podem transformar ¾ da sacarose. Por isso, quanto mais velho for o mel, menos sacarose conterá. A amilase é muito importante para detectar o aquecimento do mel, durante o seu processamento comercial, dado que é termicamente instável. A amilase deteriora-se naturalmente à temperatura ambiente, durante armazenamento prolongado, funcionando como um indicativo do período de validade do mel. 

A Reação de Fiehe verifica a presença de açúcar comercial ou o aquecimento acima de 40% do produto, o que pode eliminar algumas de suas propriedades nutritivas. 

Reação de Lund baseia-se na determinação de substâncias albuminóides precipitáveis (componentes normais no mel) e que são precipitados pelo ácido tânico. Na presença de mel natural esse precipitado forma um depósito, no entanto a reacção não ocorre em mel artificial e, no caso de mel adulterado, o volume do precipitado aparecerá em menor quantidade. 

Por fim, a acidez do mel deve-se a diversos factores, tais como, à variação dos ácidos orgânicos causada pelas diferentes fontes de néctar, actividade enzimática da glicose-oxidase que origina o ácido glucônico, acção das bactérias durante a maturação e aos minerais presentes na sua composição. Valores elevados de acidez são indicativos de fase adiantada de fermentação no mel.

Lista de parâmetros aplicados na análise da qualidade do mel de abelha


HMF (Hifroximetilfurfural)

Atividade Diastásica

Reação de Lund

Reação de Fiehe

Acidez Total

Açucares Solúveis

Teor de Humidade

pH

CONTACTE-NOS

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone nº 291 705 000 (ext. 5408) ou através de e-mail.

isoplexis@mail.uma.pt

ISOPlexis

Universidade da Madeira
Campus da Penteada
9020-105 Funchal - PORTUGAL 

https://isoplexis.uma.pt
isoplexis@mail.uma.pt
facebook.com/isoplexis.centro
Tel.: +351 291 705 000 ext. 5408

Copyright © ISOPlexis 2007 -