O ISOPlexis - Banco de Germoplasma, criado em 1996, assume a designação, em 2019, de ISOPlexis - Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar e passa a ser formado pelos grupos de investigação ISOPlab e QSAlab, e pelas estruturas internas BG ISOPlexis e ISOPserviços.
O ISOPlab promove investigação, desenvolvimento e inovação na área da agricultura e biotecnologia. A actividade do grupo tem como principal enfoque na Monitorização da Agrodiversidade e avaliação das alterações globais, na Fenotipagem e Genotipagem dos Recursos Genéticos, e na Avaliação e valorização dos Recursos Biológicos e Produções Locais. O grupo desenvolve parcerias com empresas agrícolas, agroalimentares e de biotecnologia. Parcerias essas que procuram através da investigação resolver problemas destes sectores económicos.
O QSALab promove investigação e desenvolvimento na área do agroalimentar e processos industriais assegura a investigação relacionada com a otimização de processos de produção e caracterização de produtos locais, através de técnicas analíticas avançadas, metabolómica e de tratamento de dados, utilizando uma plataforma diversificada de equipamentos. O grupo tem assegurado diversas parcerias com empresas do sector vitícola e de bebidas na região. Parcerias essas que procuram através da investigação resolver problemas deste sector económico.
O BG ISOPlexis, também designado por Germobanco, é um Banco de Germoplasma que assegura e mantém o Sistema de Documentação e Informação (SDI) dos Recursos Genéticos para Agricultura e Alimentação (RGAA) característicos da Região Autónoma da Madeira. O SDI documenta mais de 5.000 acessos dos RGAA e mantém colecções de germoplasma das variedades locais, caracterizadas com ajuda dos trabalhos de investigação desenvolvidos em projectos ou pelo ISOPLab e do QSALab.
O ISOP-Serviços é uma Unidade de desenvolvimento e inovação tecnológica, que desenvolve ou disponibiliza serviços de consultadoria ou analíticos m diversas áreas do seu domínio intervenção, possuindo longo historial de parcerias com o tecido empresarial e agentes interessados.
Daniel M. Reynoso Tantaleán
Executive Project Manager
Programa de Ciencia y Tecnología
Presidencia del Consejo de Ministros - Perú
Eliseu Bettencourt
Instituto Nacional dos Recursos Biológicos, I.P. (INRB)
Fons Voragen
Laboratory of Food Chemistry
Wageningen University
María José Suso
Department of Plant Breeding
Institute of Sustainable Agriculture (IAS)
Miguel A. Altieri
The Altieri Lab at UC Berkeley
Agroecology Research Group
Tsvetelina Dimitrova Stoilova
Institute of Plant Genetic Resources “K. Malkov”