LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

SUBLINHAS


Tecnologia alimentar

Esta sublinha desenvolve projetos de IDT&I com empresas do sector agroalimentar regional ao nível do desenvolvimento de novas tecnologias, nomeadamente sensores e ferramentas de tratamento de dados. Esta informação é posteriormente integrada numa plataforma de gestão de informação, com ferramentas de decisão. A análise multicomponente está na base destes estudos para integração de novas Tecnologias Analíticas Em Processo (Process Analytical Technology, PAT), e caminhar para a monitorização dos processos em tempo real. 

Os objetivos desta sublinha são: 
- Desenvolver tecnologias para controlo on-line; 
- Desenvolver projetos que visem o desenvolvimento de sensores e biossensores;  
- Apoiar as PME’s do sector agroalimentar na integração na revolução Indústria 4.0.


Supervisão de processos 

Esta sublinha de investigação está orientada para apoiar os processos e produtos intrinsecamente associados ao sector agroalimentar regional. Esta linha de investigação visa apoiar a internacionalização de produtos regionais (ex. vinho Madeira, cervejas com marca regional, Rum Agrícola), nomeadamente através da modernização do processo tecnológico e no conhecimento aprofundado do produto. Esta linha de ação cobre ainda as áreas a montante dos processos de transformação, em particular que implicações têm as características da matéria-prima no produto transformado, e a jusante, no que diz respeito aos impactos ambientais resultantes da atividade industrial (resíduos), apresentando sinergias com as demais linhas de ação do Centro. 

Os objetivos desta sublinha são:
- Avaliar as potencialidades das metodologias de biorefinaria dos subprodutos decorrentes da atividade do sector agroalimentar.
- Garantir e maximizar a eficiência dos processos de produção.
- Desenvolver estudos e consultadorias para empresas do sector agroalimentar, em especial nas áreas de supervisão de processos de produção, controlo de qualidade e tipicidade e inserção de novas tecnologias de monitorização.


Controlo de qualidade e segurança dos produtos agroalimentares 

O grupo dispõe de um vasto leque de equipamentos (GC-MS, HPLC-DAD/FLD/RI/MSMS, UVVis, NIR-MIR) e técnicas validadas que permitem dar uma resposta rápida e eficaz, à caracterização bioquímica inerente ao controlo de processo, à valorização dos produtos agroalimentares regionais em termos das suas propriedades biofuncionais e garantias ao nível da segurança alimentar, através de estratégias de mitigação e monitorização de contaminantes químicos dando resposta às novas diretrizes das entidades reguladoras. 

Os objetivos desta sublinha são:
- Desenvolver metodologias de caracterização metabólomica e biofuncional dos recursos genéticos, em particular a nível dos perfis sensoriais e metabólicos; 
- Apoiar a internacionalização de produtos regionais. 


PROJETOS

  • AROMA - Novos designs de sensores em fibra ótica para a deteção de compostos de AROMA+ INFO
  • IMPACT III - Transferencia de I+D+i para el desarrollo sostenible de frutales tropicales en la Macaronesia+ INFO
  • SUPERPRO I - Supervisão do processo fermentativo da cerveja LAGER+ INFO

ISOPlexis

Universidade da Madeira
Campus da Penteada
9020-105 Funchal - PORTUGAL 

https://isoplexis.uma.pt
isoplexis@mail.uma.pt
facebook.com/isoplexis.centro
Tel.: +351 291 705 000 ext. 5408

Copyright © ISOPlexis 2007 -