No âmbito da linha de Ação TASP2 – Tecnologia agroalimentares aplicadas ao controlo de processos e produtos - o ISOPlexis desenvolve a monitorização de processos industriais e produtos agroalimentares regionais, com recurso a ferramentas analíticas, redes específicas de sensores, a fim de aumentar a eficiência de processos industriais, promover a excelência dos produtos e fomentar a circularidade da fileira agroalimentar.
Esta linha de ação tem por objetivo contribuir para a competitividade e internacionalização das empresas regionais e criar oportunidade para novas ideias de negócio. As atividades desenvolvidas têm gerado conhecimento e recursos, importantes para alavancar o desenvolvimento, modernização e melhoria da qualidade dos processos e dos produtos.
Esta linha está enquadrada com a Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI) da Madeira para os domínios da Agricultura, Alimentação e Bioeconomia e alinhada com a estratégia transfronteiriça para o espaço da Macaronésia e o Pacto Ecológico Europeu (Green Deal) e a sua estratégia do Prado ao Prato (from farm to fork), que preconiza o aumento da sustentabilidade de toda a fileira agroalimentar, através do aumento da sua eficiência, diminuição da dependência de matérias-primas extremas, com introdução de processo de produção mais eficientes e carbono neutrais, assegurando a produção de alimentos de qualidade, que assegurem a saúde e bem-estar dos consumidores.
No âmbito do projeto estruturante IMPACT-Food aplicam-se metodologias baseadas na utilização de técnicas analíticas e ferramentas estatísticas/matemáticas, que lhe permitem realizar a caracterização física, bioquímica e organolética de matérias-primas e dos produtos e supervisão dos processos industriais, resultando na introdução de novas ferramentas de monitorização, sistemas integrados de decisão e controlo de qualidade. As metodologias utilizadas são complementares e pode serem aplicadas no suporte da atividade de investigação que se debruçam sobre áreas e temáticas a montante ao processo industrial, nomeadamente na análise da influência das climáticas sobre as características e qualidade da matéria-prima, dos processados e no produto, e a jusante na redução dos desperdícios alimentares e dos impactos ambientais da atividade industrial (resíduos).
O programa de trabalho da linha TASP2 é realizada em colaboração diversos parceiros regionais, entre outros a Madeira Wine Company, ECM, Justinos e Justinos, J. Faria & Filhos Insular de Moinhos, DRA, I3N e CITAB, e espera-se no futuro articular este trabalho com a plataforma EMPHASIS.
A linha TASP2 apresenta sinergias e interligações e várias com as outras linhas de investigação do ISOPlexis em particular as linhas MIA2 e 3B.
A investigação da linha TASP2 e o projeto estruturante IMPACT-Food tem sido assegurada, através do financiamento dos programas PROCiência e da FCT.
Esta sublinha desenvolve projetos de IDT&I com empresas do sector agroalimentar regional ao nível do desenvolvimento de novas tecnologias, nomeadamente sensores e ferramentas de tratamento de dados. Esta informação é posteriormente integrada numa plataforma de gestão de informação, com ferramentas de decisão. A análise multicomponente está na base destes estudos para integração de novas Tecnologias Analíticas Em Processo (Process Analytical Technology, PAT), e caminhar para a monitorização dos processos em tempo real.
Os objetivos desta sublinha são:
- Desenvolver tecnologias para controlo on-line;
- Desenvolver projetos que visem o desenvolvimento de sensores e biossensores;
- Apoiar as PME’s do sector agroalimentar na integração na revolução Indústria 4.0.
Esta sublinha de investigação está orientada para apoiar os processos e produtos intrinsecamente associados ao sector agroalimentar regional. Esta linha de investigação visa apoiar a internacionalização de produtos regionais (ex. vinho Madeira, cervejas com marca regional, Rum Agrícola), nomeadamente através da modernização do processo tecnológico e no conhecimento aprofundado do produto. Esta linha de ação cobre ainda as áreas a montante dos processos de transformação, em particular que implicações têm as características da matéria-prima no produto transformado, e a jusante, no que diz respeito aos impactos ambientais resultantes da atividade industrial (resíduos), apresentando sinergias com as demais linhas de ação do Centro.
Os objetivos desta sublinha são:
- Avaliar as potencialidades das metodologias de biorefinaria dos subprodutos decorrentes da atividade do sector agroalimentar.
- Garantir e maximizar a eficiência dos processos de produção.
- Desenvolver estudos e consultadorias para empresas do sector agroalimentar, em especial nas áreas de supervisão de processos de produção, controlo de qualidade e tipicidade e inserção de novas tecnologias de monitorização.
O grupo dispõe de um vasto leque de equipamentos (GC-MS, HPLC-DAD/FLD/RI/MSMS, UVVis, NIR-MIR) e técnicas validadas que permitem dar uma resposta rápida e eficaz, à caracterização bioquímica inerente ao controlo de processo, à valorização dos produtos agroalimentares regionais em termos das suas propriedades biofuncionais e garantias ao nível da segurança alimentar, através de estratégias de mitigação e monitorização de contaminantes químicos dando resposta às novas diretrizes das entidades reguladoras.
Os objetivos desta sublinha são:
- Desenvolver metodologias de caracterização metabólomica e biofuncional dos recursos genéticos, em particular a nível dos perfis sensoriais e metabólicos;
- Apoiar a internacionalização de produtos regionais.