O Centro ISOPlexis possui conhecimentos e competências no âmbito da:
Prospeção e inventariação da agrodiversidade e recursos genéticos para agricultura e alimentação, ou avaliação dos agro-sistemas, incluindo a microbiota do solo, que permitem avaliar a sustentabilidade das explorações agrícolas;
Avaliação da diversidade de culturas, incluindo CWR (parentes silvestres das espécies agrícolas) e UNS (espécies subutilizadas e negligenciadas);
Análise da diversidade eco-geográfica como abordagem à conservação in situ ou de amostragem dos recursos genéticos para a conservação ex situ de recursos.
Os conhecimentos, competências e a capacidade técnica da equipa podem ser utilizadas na realização ensaios agronómicos, de acordo com as normas e padrões da UPOV (União Internacional para a Proteção de Novas Variedades de Plantas):
Realizar ensaios e estudos para caracterização varietal, deteção e avaliação de caracteres indicadores de tolerâncias e resistências a factores ambientais, ou produção, e seleção de material ou plantas para efeitos de pré-melhoramento;
Apoiar na elaboração dos dossiers técnicos para requerimento dos direitos de obtentor vegetal de plantas;
Fazer a manutenção de sementes pré-base e material de propagação de variedades do catálogo. O Centro ISOPlexis é manipulador e produtor de sementes e de propagação vegetal “certificado”.
A qualidade e sanidade do material de propagação são requisitos fundamentais na agricultura para assegurar a qualidade e segurança das produções. O Centro ISOPlexis pode assegurar os procedimentos de triagem, seleção, saneamento, análise da qualidade e viabilidade, e conservação de sementes ou material de propagação, de acordo com os métodos oficiais do ISTA.
Para além disso, possui competências e capacidade técnica para realizar a identificação da espécie e/ou variedade do material de propagação, determinar a pureza e detetar misturas, análise fúngica e microbiológica.
A avaliação de recursos genéticos e produções agrícolas para melhoria da qualidade ou valorização de produções recorre a uma diversidade de técnicas, que visam a deteção de carateres e/ou marcadores de qualidade e/ou tolerância. A equipa desenvolveu competências e capacidades técnicas relacionadas com a avaliação agronómica, análise molecular, bioquímica e tecnológica, estando habilitada para a identificação de carateres diversos, o seu apuramento e uso na diferenciação dos recursos genéticos e produções agrícolas.
Entre as estratégias e técnicas utilizadas podem ser enumeradas os ensaios agronómicos, com fenotipagem e análise morfométrica, a análise laboratorial qualitativa e quantitativa, com recurso aos métodos do AOAC, NIRS, ELISA, análise proteica e aminoácida e genotipagem, com marcadores moleculares específicos, análise e diagnóstico microbiológico e virológico.
Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone nº 291 705 000 (ext. 5408) ou utilizando o e-mail: isoplexis@mail.uma.pt.